12/01/21

Campanha Desconecte – Celular na mão, perigo na direção

A Campanha Desconecte surgiu com o intuito de informar e conscientizar os motoristas a cerca do perigo real presente na prática de utilizar celulares no trânsito.


Época de festas, férias, um momento ideal para realizar aquela viagem para longe de casa. Muitas famílias e amigos optam por viajar nessa época do ano, aumentando de maneira considerável o número de veículos nas estradas e, consequentemente, o número de acidentes. Mas você sabia que grande parte desse perigo poderia ser evitado se não houvesse a negligência no trânsito?


A ideia de que uma rápida troca de mensagens pode custar vidas a princípio soa extrema, porém ela reflete a realidade nas ruas e rodovias. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), o uso de celulares na direção é o terceiro maior motivo de mortes no trânsito. Cerca de 1,3 milhões de acidentes dessa categoria são registrados por ano no país, segundo o DNIT.


Realizar ligações e enviar mensagens enquanto dirige está em primeiro lugar entre as causas de acidentes por negligência humana, sendo que esses compõem 98% dos acidentes de trânsito no geral (dado fornecido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária). O Departamento de Trânsito dos Estados Unidos averiguou que tal prática de utilizar o celular no volante mostra-se ainda mais perigosa que dirigir embriagado, aumentando em 400% os riscos de acidentes.


A partir de um estudo do comportamento dos motoristas, concluiu-se que a tela do celular causa uma distração média de 23 segundos, o que corresponde a 380 metros percorridos sem olhar para frente, numa velocidade de 60 km/h. Tal distração se torna ainda mais perigosa com o aumento do peso e da velocidade, por exemplo, num veículo a 100km/h, a distância percorrida às cegas corresponde a 640 metros. Quanto ao peso, veículos maiores como caminhões são 23 vezes mais susceptíveis a acidentes sérios.


Além do mais, o cuidado de não utilizar o celular enquanto dirige reflete ainda a responsabilidade do motorista para com aqueles a sua volta, pois a distração dos smartphones podem ocasionar em colisões ou atropelamentos danosos não somente ao condutor, como também a outras pessoas. Cabe lembrar também que, mesmo em ligações, em que não há o desvio da atenção visual, o perigo é alto, pois o motorista estará dedicando outros sentidos que deveriam estar focados na estrada.


Ainda é importante ressaltar que o uso de celular no trânsito é uma infração séria em todos os momentos, ou seja, não se deve baixar a atenção nem quando o veículo está em baixa velocidade, preso num congestionamento ou até mesmo parado no semáforo. Ano passado em todo país a Polícia Rodoviária Federal aplicou mais de 10.500 multas pelo uso de celular no volante, e tal número tende a aumentar a cada ano.


A Campanha Desconecte surgiu com o intuito de propagar informações a cerca do perigo do uso dos smartphones ao volante, principalmente nessa época do ano. Considerando todos os riscos citados, vale a pena esperar alguns minutos para responder uma mensagem, para assim não reduzir uma vida aos próximos segundos, certo? A mudança desse simples hábito pode evitar milhares de acidentes por ano, tornando assim, o trânsito mais seguro.

NÃO USE O CELULAR NO TRÂNSITO, ISSO PODE CUSTAR VIDAS.

#motoron #celularoff #eviteacidentes

Voltar