12/11/20

O que é Logística 4.0 e como ela interfere nas transportadoras

Com o desenvolvimento da indústria 4.0, a necessidade de modernizar a dinâmica interna das empresas também surgiu, e foi a partir disso que nasceu a Logística 4.0. A Expresso Hércules, como uma empresa que busca a melhora contínua, aderiu essa estratégia para potencializar a eficiência do transporte de cargas.


O QUE É A LOGÍSTICA 4.0?
O termo define uma estratégia de gestão, que consiste basicamente na implantação de tecnologias automáticas e integradas em todos os ramos da empresa, objetivando otimização dos processos e, assim, maximização da eficiência. A Logística 4.0 inclui a criação de um banco de dados capaz de processar e gerar relatórios mais assertivos, por ser automático, o sistema minimiza erros e custos, além ser mais dinâmico, possibilitando até a empresa expandir sua área de atuação.
No ramo das transportadoras a comunicação entre embarcadores, gestão, clientes, fornecedores e toda a cadeia logística potencializa a qualidade do trabalho, tornando o transporte de cargas mais acessível, ágil e seguro.

COMO FUNCIONA Entre essas novas tecnologias temos o TMS (Software de Gestão de Transportes), o IoT e os sistemas com nuvem, que permitem armazenar, coletar e processar dados com mais agilidade e precisão, aumentando o controle sobre os procedimentos gerais. O IoT (Internet das Coisas) basicamente consiste na implantação de internet em toda a rede da empresa, para assim facilitar sua comunicação. A gestão deve estar conectada com a frota em tempo real, dessa forma, se houver falhas ou problemas ao longo do percurso, como erros de rotas ou até mesmo roubo de carga, a gestão é notificada imediatamente, podendo solucionar o problema de maneira mais efetiva.
Com o IoT somado a sistematização do calculo de rotas, é possível não apenas recalcular uma rota rapidamente quando necessário, como também tomar decisões que economizem combustível e tempo. As informações em tempo real não são úteis apenas para a empresa, mas também para os clientes, que podem acompanhar o status da sua mercadoria. No campo financeiro, a implantação de sistemas modernos e mais tecnológicos ajuda a, além de evitar gastos desnecessários, tomar atitudes de redução de custos, medida essa que impacta positivamente na acessibilidade do serviço para os clientes. Claro, recursos mais modernos exigem uma equipe analítica de alta qualidade para analisar os relatórios obtidos com precisão.

A LOGÍSTICA 4.0 COMPÕE O NOVO AGORA
O mundo atual exige um sistema moderno capaz de maximizar a eficiência, a chave é aderir novas tecnologias para automatizar e otimizar. Outros dois pontos que também se destacam para a aplicação dessa logística é a integração e comunicação, pois a integração das informações dentro da empresa evita erros e atrasos por processos manuais, além de facilitar o diálogo entre toda a rede.
A Expresso Hércules está inserida nesse meio tecnológico, adotamos esse modelo logístico para melhorar nosso frete, reduzir os custos e atender cada vez melhor nossos clientes e parceiros.

Interessou-se pelo tema? Confira nosso blog para mais matérias sobre transporte rodoviário.

Voltar